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Sobre o MOPA

Promovida pelo Grupo de Pesquisa Rede Multidisciplinar em Ensino e Aprendizagem (REMEM), a 1ª Mostra Parintinense de Ciências e Engenharia (MOPA) surge da necessidade de sistematizar a produção de conhecimento científico nas escolas de educação básica e tecnológica na cidade de Parintins. Com o intuito de fomentar um espaço de divulgação científica, a MOPA proporcionará aos alunos, professores um ambiente propício para a troca de conhecimentos entre professores e alunos, promovendo o protagonismo na atividade científica e contribuindo para o desenvolvimento social, científico e acadêmico dos estudantes de Parintins.

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Nossa Visão

Este evento surge como uma resposta à necessidade de documentar e divulgar as iniciativas científicas e tecnológicas locais, oferecendo um ambiente onde alunos e professores possam apresentar suas descobertas e inovações. Ao reunir esses projetos em um único espaço, a MOPA permite uma análise abrangente dos desafios enfrentados durante o desenvolvimento das pesquisas, assim como das oportunidades geradas e dos benefícios resultantes para a prática pedagógica. Além disso, a mostra oferece um retorno à comunidade local, promovendo a interação entre a escola e a sociedade. A participação de estudantes e professores em eventos desse tipo estimula o interesse pela ciência e pela engenharia, incentivando a busca por soluções criativas para problemas locais.

Objetivos do evento

1) Melhorar a qualidade do ensino de ciências nas escolas de educação básica, proporcionando aos professores recursos, metodologias e estratégias inovadoras que possam ser aplicadas em sala de aula para engajar e inspirar os alunos;


2) Criar um espaço de diálogo e compartilhamento onde professores e alunos possam apresentar resultados exitosos de suas práticas de pesquisa e discutir os desafios enfrentados ao implementar a ciência no ambiente escolar, incentivando a troca de experiências e soluções;


3) Promover o intercâmbio de conhecimento interdisciplinar entre alunos e professores, dos diferentes níveis de ensino, integrando diferentes áreas do conhecimento para enriquecer o aprendizado e estimular a colaboração entre disciplinas, visando uma abordagem mais holística da educação científica;


4) Inspirar alunos e professores a utilizar o conhecimento científico para abordar e resolver problemas reais e emergentes, capacitando-os a contribuir de forma significativa para uma sociedade em constante transformação e a desenvolver habilidades críticas para enfrentar desafios futuros;


5) Incentivar a criação e o desenvolvimento de projetos científicos no contexto da educação básica, fornecendo suporte e orientações para que alunos e professores possam investigar questões sociais, tecnológicas, ambientais e educacionais, promovendo uma cultura de inovação e pesquisa nas escolas.

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